quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDO: Filme: Vida Maria

OBJETIVOS: - Reconhecer os elementos que compõe um narrativa;
- Compreender a importância das relações familiares na formação do ser humano;
- Identificar o discurso direto e suas funções.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: - Características da narrativa;
- Relações familiares;
- Tipos de discurso.

PÚBLICO ALVO: 7º ano.

TEMPO ESTIMADO: Aproximadamente 5 aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO: - Filme Vida Maria;
- Caderno para produção de texto;
- Data-show.

ATIVIDADES:

1º MOMENTO:
- Apresentação dos pontos a serem observados no filme;
- Assistir o filme;
- Comentar com os alunos.

2º MOMENTO:
- Conversa informal sobre a influência da família para o futuro do ser humano. A professora deverá promover um debate entre os alunos.

3º MOMENTO:
- Em duplas os alunos deverão criar diálogos para os personagens. Logo após a professora sistematiza os conceitos do discurso direto.

4º MOMENTO:
- O professor junto com os alunos deverá voltar ao filme para elencar as caracterísitcas da narrativa, respondendo as seguintes perguntas:
O quê? - o(s) fato(s) que determina(m) a história;
Quem? - a personagem ou personagens;
Como? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
Onde? - o lugar ou lugares de ocorrências;
Quando? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
Por quê? - a causa do acontecimento.

5º MOMENTO:
- Os alunos deverão escrever uma narrativa, à partir da história do filme, modificando o final e logo após a professora promove a socialização.

AVALIAÇÃO:
- Deverá ser contínua, no desenvolver das atividades.


Valdirene Rosa do Nascimento Hora Estevam
Carla Pereira de Oliveira
Natália Costa Resende Pacheco
Loira Terezinha D. Z. de Sousa
Junia da Costa Madureira
Débora Pereira da Costa
Maria de Lurdes Soares de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário