Trabalho desenvolvido pelas professoras:
1- Objetivos
- Refletir sobre os usos e funções da escrita nas práticas cotidianas.
- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
2- Conteúdo
- Leitura, escrita e cultura.
3 – Público
- Cursistas do Gestar II
4 – Material necessário
- TV e vídeo
- Filme: Vida Maria
- Texto: Morte vida Severina
5 – Tempo estimado
1ª etapa (10 min)
Os cursistas assistirão ao filme Vida Maria.
2ª etapa (6 min)
Nesta etapa, o tutor deverá ler, junto com o cursista, fragmento do texto Morte vida Severina. Isso porque a intertextualidade configura uma flexibilidade entre textos e/ou gêneros. É importante, aqui, discutir características comuns de cada texto.
3 ª etapa (20 min)
O professor tutor deverá promover uma interação em que todos os cursistas poderão se manifestar, expressando o que o filme e o texto manifestaram neles.
4ª etapa (10 min)
Convide os cursistas a reconstruir a história de Maria e Severino. Proponha a construção de textos em prosa.
7ª etapa (50 min)
Em grupo, os cursistas irão produzir textos da seguinte forma:
Grupo 1 – Prosa narrativa
Grupo 2 – Prosa descritiva
Grupo 3 – Prosa injuntiva
Grupo 4 – Prosa dissertativa argumentativa
Grupo 5 – Prosa dissertativa expositiva
Produto final
Apresentação do texto e divulgação no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário