terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Trabalho desenvolvido pelas professoras:
Abadia Ribeiro Freitas Lima
Albertina Francisca da Silva
Delma Trindade de Oliveira
Giselly de Oliveira Lima
Myrcea Aparecida Lemes de Moraes
Salma Maria Aparecida Romualdo.

1- Objetivos
- Refletir sobre os usos e funções da escrita nas práticas cotidianas.
- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.

2- Conteúdo
- Leitura, escrita e cultura.

3 – Público
- Cursistas do Gestar II

4 – Material necessário
- TV e vídeo
- Filme: Vida Maria
- Texto: Morte vida Severina

5 – Tempo estimado
1ª etapa (10 min)
Os cursistas assistirão ao filme Vida Maria.

2ª etapa (6 min)
Nesta etapa, o tutor deverá ler, junto com o cursista, fragmento do texto Morte vida Severina. Isso porque a intertextualidade configura uma flexibilidade entre textos e/ou gêneros. É importante, aqui, discutir características comuns de cada texto.

3 ª etapa (20 min)

O professor tutor deverá promover uma interação em que todos os cursistas poderão se manifestar, expressando o que o filme e o texto manifestaram neles.

4ª etapa (10 min)

Convide os cursistas a reconstruir a história de Maria e Severino. Proponha a construção de textos em prosa.

7ª etapa (50 min)

Em grupo, os cursistas irão produzir textos da seguinte forma:

Grupo 1 – Prosa narrativa
Grupo 2 – Prosa descritiva
Grupo 3 – Prosa injuntiva
Grupo 4 – Prosa dissertativa argumentativa
Grupo 5 – Prosa dissertativa expositiva

Produto final

Apresentação do texto e divulgação no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário